Pages

Labels

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

qual é a importancia da filosofia em relação ao senso comum


Entendemos por filosofia a razão buscando maior compreensão do real. Esta, por sua vez, apresenta os enunciados com base na coerência, razoabilidade e lógica de raciocínio. A verdade de uma realidade do ponto de vista filosófico é atingida pela veracidade da argumentação e razoabilidade dos argumentos. Por isso podemos dizer que a filosofia se ocupa com uma explicação sistemática do real.

Reflexoes filosofia um encontro do homen consigo mesmo

                                      filosófica proporciona
filosófica proporciona.que sem pensar.O homem age por partes, pois “o pensar, as emoções, são e, é capaz de interagir com outros homens, com a natureza e consigo mesmo.


Senso comum

senso cumum 2

Senso comum

“Chamamos senso comum ao conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade, bem como um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e portanto agir.
O senso comum não é refletido e se encontra misturado a crenças e preconceitos. É um conhecimento ingênuo, fragmentário e conservador. Com isso não queremos desmerecer a forma de pensar do homem comum, mas apenas enfatizar que o primeiro estágio de conhecimento precisa ser superado em direção a abordagem crítica e coerente, características estas que não precisam ser necessariamente atributos de formas mais requintadas de conhecer, tais como a ciência ou a filosofia. Em outras palavras, o senso comum precisa ser transformado em bom senso, este entendimento como a elaboração coerente do saber e como explicação das intenções conscientes dos indivíduos livres.
Qualquer pessoa, não sendo vítima de doutrinação e dominação, e se for estimulada na capacidade de compreender e criticar, torna-se capaz de juízos sábios.”
Texto baseado no Livro Convite a Filosofia de Marilena Chauí
*P.S.: O senso comum de todo não é ruim. É a primeira forma que vemos o mundo, sem as explicações científicas e atitude crítica. Acredito que o senso comum é a base do conhecimento. Concordo com Rubem Alvez quando ele afirma em A Filosofia da Ciência que a ciência virou um mito, ou seja, inquestionável, e como sabemos todo mito é perigoso, pois impede o pensamento e constrói comportamentos. O que é o senso comum nesta perspectiva? Nada mais é do que a ciência refinada. A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum.



Carta a um Aprendiz de Filósofo

                              Carta a um Aprendiz de Filósofo           




Há muitas pessoas que têm diferentes hobbys. Algumas coleccionam moedas antigas ou selos, outras fazem trabalhos manuais, outra ainda dedicam quase todo o tempo livre a uma modalidade desportiva.
Muitos gostam de ler. Mas aquilo que lemos pode variar muito. Há quem leia apenas jornais ou banda desenhada, outros gostam de romances, outros ainda preferem livros sobre os mais variados temas como a astronomia, a vida selvagem ou as descobertas técnicas.
Se estou interessado em cavalos ou pedras preciosas, não posso exigir que os outros partilhem deste interesse. Se me sento em frente à televisão, encantado com todos os programas desportivos, tenho de aceitar que outros possam achar o desporto aborrecido.
Haverá alguma coisa que interesse a toda a gente? Haverá alguma coisa que diz respeito a todas as pessoas, independentemente do sítio do mundo onde vivem? Sim, cara Sofia, há questões que dizem respeito a todos os homens. E neste curso trata-se precisamente dessas questões.
Qual a coisa mais importante na vida? Se o perguntarmos a alguém num país com problema da fome, a resposta é: a comida. Se pusermos esta questão a alguém que esteja com frio, neste caso a resposta é: o calor. E se perguntarmos a uma pessoa que se sinta muito sozinha, a resposta será certamente: a companhia de outras pessoas.
Mas admitindo que todas estas necessidades estão satisfeitas - será que resta alguma coisa de que todos os homens precisam? Os filósofos acham que sim. Segundo eles, o homem não vive apenas de pão. É evidente que todos os homens precisam de comer. Todos precisam de amor e de atenção, mas há algo mais de que todos os homens precisam. Precisamos de descobrir que somos e porque é que vivemos.
Interessarmo-nos pela razão da nossa existência não é um interesse ocasional, como o interesse de coleccionar selos. Quem se interessa por tais problemas preocupa-se com tudo aquilo que os homens discutem desde que apareceram neste planeta. A questão acerca da origem do universo, do globo terrestre e da vida, é mais vasta e mais importante do que saber quem ganhou mais medalhas de ouro nos últimos Jogos Olímpicos.

                           J. Gaarder, O Mundo de Sofia, Lisboa, Ed. Presença, 1995, pp. 17 - 18



 

Sample text

Sample Text

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.